Palmo e Meio

Sejam bem vindos ao nosso cantinho mágico.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Roda dos Alimentos

É constituída por sete grupos de alimentos de diferentes dimensões, cujas proporções correspondem ao peso que devem ter na alimentação diária.
  • Cereais e derivados, tubérculos – 28%
  • Produtos hortícolas – 23%
  • Fruta – 20%
  • Lacticínios – 18%
  • Carnes, pescado e ovos – 5%
  • Leguminosas – 4%
  • Gorduras e óleos – 2%

A Água está presente em todos os grupos, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos e, sendo imprescindível à vida, deve-se beber diariamente em abundância. As necessidades de água variam entre 1,5 e 3 litros por dia.
Cada um dos grupos tem funções e características nutricionais específicas, pelo que não devem ser substituídos entre si.

De uma forma simples, a Roda dos Alimentos transmite as orientações para uma Alimentação Saudável, isto é, uma Alimentação:
- Completa - comer diariamente alimentos de cada grupo;
- Equilibrada - respeitar as proporções de cada grupo. Comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão;
- Variada - comer diferentes alimentos dentro de cada grupo variando diariamente.

Os grupos de alimentos tendo em conta as principais características caracterizam-se:
  • Cereais, seus derivados e tubérculos: por serem a principal fonte de hidratos de carbono e, consequentemente, principais fornecedores de energia, para além de possuirem vitaminas do complexo B, sais minerais, e fibras alimentares.
    Hortícolas: por serem bons fornecedores de fibras alimentares, vitaminas e minerais. Os hortícolas de folha verde são ricos em Vitamina C e os corados são bons fornecedores de Carotenos.
    Fruta: por ser uma fonte importante de vitaminas, sais minerais (cálcio, ferro e potássio) e fibras alimentares. Alguns fornecem também uma quantidade apreciável de água.
    Lacticínios (excluindo manteiga e natas): por serem bons fornecedores de proteínas de elevado valor biológico, cálcio e fósforo. É ainda de realçar as quantidades apreciáveis de vitamina A, B2 e D.
    Carnes, pescado e ovos: pela sua riqueza em proteínas de elevado valor biológico. Fornecem ainda vitaminas do complexo B e sais minerais (Ferro, fósforo e iodo).
    Leguminosas: por serem ricas em hidratos de carbono, por possuirem elevado teor de proteínas e serem uma boa fonte de algumas vitaminas (B1, B2), minerais (ferro e cálcio) e fibras alimentares.
    Gorduras e óleos: por serem bons fornecedores essencialmente de lípidos e algumas vitaminas lipossolúveis. As gorduras de origem animal apresentam elevado teor em ácidos gordos saturados e níveis elevados de colesterol. As de origem vegetal apresentam teores elevados de ácidos gordos insaturados que são mais saudáveis.
    Alunos dos 4ºs anos

Nenhum comentário: